segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Carros elétricos e F1

Novo carro de corrida movido a energia elétrica
Na semana passada a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) anunciou que vai criar uma nova categoria de provas. É a Formula E, especialmente para carros elétricos. As regras vão ser as mesmas da Formula 1 (amplamente explicadas neste post) e está previsto para começar em 2014.

Até lá a ideia é que sejam feitas corridas de demonstração em 2013. O plano inicial é que o campeonato tenha 10 equipes e 20 pilotos. Segundo o presidente da FIA  "Essa nova competição certamente vai atrair um grande público. Essa categoria vai ser uma oportunidade da FIA mostrar seus valores e objetivos com energia limpa, mobilidade e sustentabilidade".

Marcos no barco da equipe Cajaíba, modelo especial com
 cadeira de praia e balde com suporte pra cerveja...
Eu acho uma ideia excelente, existem competições nas mais diversas categorias porque não incentivar o uso de carros elétricos e o desenvolvimento de uma tecnologia limpa não poluente? Já assisti uma competição de barcos movidos a energia elétrica organizados pela UFRJ, o Desafio Solar,  e foi super divertido. O Marcos foi piloto do barco da equipe Cajaíba e eu estava de assistente geral da equipe.

A grande diferença pra mim quando via a competição de barcos foi que eles não faziam barulho nenhum! O motor era super silencioso. Uma maravilha para quem como nem eu odeia aquele barulho de ronco de motor. Achava que a nova Formula E ia sumir com esta barulheira também, mas não vão. Fizeram um carro que faz um barulho extremamente irritante agudo. Segue um vídeo com uma demonstração que a FIA fez nas ruas de Moscou



E aí? O que acharam da nova categoria? E do barulho?

Um comentário: