terça-feira, 4 de setembro de 2012

Carros e Rodas de liga Leve

Logo no primeiro post deste blog eu já me assumi como uma profunda desconhecedora do universo automobilístico. Mas a ideia do blog é aprender e ir compartilhando os conhecimentos com vocês, como eu fiz sobre lubrificantes, corrida de F1, etc...

No post que eu fiz sobre coisas que os ladrões NÃO buscam em um carro falei sobre rodas de liga leve. Que é algo que eu não tinha muita ideia do que eram, de onde vieram e pra onde vão.... Hoje vamos resolver este problema e ter um post explicativo.

Começamos do básico então, existem "n" tipos de roda, mais dois principais: as rodas de aço que são as comunzonas que vem normalmente com o carro e as rodas de liga leve. Qual a principal diferença entre as duas? Preço, aparência e peso.

As rodas de liga leve surgiram devido à necessidade de redução do peso dos veículos e as primeiras que foram feitas eram confeccionadas em liga de magnésio. Hoje já evoluiram muito e são feitas de uma mistura de alguns compostos como o alumínio, silício, ferro e mais uma série de metais que pode variar conforme o fabricante.

Na balança, a roda de liga leva vantagem sobre a de aço: é, em média, 15% mais leve. Porém essa diferença pode chegar a 50% no caso de modelos maiores utilizados em supercarros.

 Elas são construídas utilizando o método de fundição onde o metal derretido é colocado em formas com o formato final da roda. Isto faz com que as rodas de liga leve sejam muito mais bonitas do que as rodas de ferro que são feitas com chapas de aço e normalmente todas têm a mesma cara feia.

As rodas de aço apesar de terem a mesma resistência das de liga leve possuem a vantagem de poderem ser recuperadas em caso de danos por impacto, pois podem ser desamassadas sem maiores prejuízos, enquanto que as de liga não oferecem esta opção. 

As rodas de liga leve, apesar de possuírem, de modo geral, um preço mais elevado do que as de aço, são em média 20% mais leves e por isso contribuem para um menor desgaste dos amortecedores e e sistema de suspensão. Apresentam também melhor ajuste com os pneus, e por isso perdem menos pressão que as de aço. 
Então resuminho básico:

As principais vantagens das rodas de liga leve em relação às rodas de aço são:

  • Redução de peso;
  • Menor consumo de combustível;
  • Menor desgaste do sistema de freio;
  • Menor desgaste do sistema de suspensão;
  • Melhor absorção de impactos;
  • Maior dispersão do calor no sistema de freio.

Desvantagens:

5 comentários:

  1. Não recomendo para quem mora no Rio de Janeiro, elas não foram feitas para resistir aos nossos buracos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elas passam pelos mesmos testes que as outras rodas e tem a mesma resistência. O problema é só se acabar amassando elas...

      Excluir
  2. Pati gostei desta roda de três barras e cinco gomos. Vc Vende? Como consigo contato com o vendedor?

    ResponderExcluir
  3. Pato gostei desta roda de três barras e cinco gomos. Vc Vende? Como consigo contato com o vendedor?

    ResponderExcluir
  4. Olá gostaria de informações sobre offset de rodas vc sabe mim informar?tenho um celta e estou usando rodas aro 17'' tala 7 offset 36,se eu trocá-las por uma aro 17'' tala 7 offset 43,ela irá ficar mais pra dentro dos paralamas ?evitando assim de esbarrar na lateral deles?

    ResponderExcluir