quinta-feira, 19 de julho de 2012

Carros e Bicicletas SP

Bicicletas estão cada vez mais na moda e populares. Mas existe um certo questionamento se elas podem ser usadas como meios de transporte ou se bicicletas no Brasil são só para diversão. Tipo pedalar na orla da praia nos finais de semana. A polêmica da vez surgiu com uma matéria publicada no diário Oficial de São Paulo chamada "Mais ciclistas, mais acidentes" em que desaconselha o uso de bicicletas na cidade. 


Eles entrevistam o chefe do grupo de trauma ortopédico Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas (HC), Jorge dos Santos Silva, que diz não recomendar o uso das bicicletas no trânsito por causa do alto número de acidentes. Segundo a matéria nove ciclistas são internados a cada dia em hospitais públicos do estado de São Paulo devido a acidentes de trânsito e pelo menos um ciclista internado morre por dia.

Ciclistas estão sofrendo acidentes e o qual é a solução adotada pelo governo? A solução para isto não é educar os motoristas e os ciclistas, construir mais ciclovias, vias compartilhadas, etc. Não! A solução é simplesmente mandar as pessoas pararem de andar de bicicleta. Vamos culpar as vítimas porque é mais divertido! Você foi atropelado? Culpa sua que resolveu andar de bicicleta em uma cidade grande!

O transito de São Paulo já é caótico, a poluição é imensa. A bicicleta seria um meio de transporte limpo e que poderia ser uma alternativa saudável e limpa para amenizar o transito. Depois que esta matéria foi publicada o governo de SP foi metralhado de críticas nas redes sociais e voltou atrás publicando uma nota falando que não compactuava com a opinião deste especialista...

E isto com este blog sobre carros? Eu acredito que o transporte de uma cidade deve ser pensado de forma inteligente e unificada. Carro, metro, trem, ônibus e bicicletas deveriam ser pensados de forma integrada. Acredito que bicicletas podem ser uma alternativa de transporte para pequenas distancias. Meus dois últimos trabalhos eu chegava mais rápido de bicicleta do que de carro ou ônibus. Se aumentassem as ciclovias da cidade e tivessem mais respeito pelos ciclistas acredito que haveriam mais pessoas que adotariam este meio de transporte e melhoraria assim (ao menos um pouco) o transito e a poluição nas grandes cidades.




4 comentários:

  1. Fato!! Já ouvi váaarias vezes, de várias pessoas que não andam de bicicleta pq tem medo do trânsito e pq nao tem ciclovia!

    ResponderExcluir
  2. As grandes cidades precisam investir cada vez mais em transportes alternativos, da maneira como vai daqui a pouco as pessoas só vão conseguir andar a pé.

    ResponderExcluir
  3. Miriam tem razão, eu sou uma das que optei por morar o mais próximo possível do trabalho pra não encarar o trânsito. Mas infelizmente a maioria não tem essa opção.

    ResponderExcluir