sexta-feira, 20 de julho de 2012

Carros e Bicicletas Rio

No post de ontem falamos da situação dos ciclistas paulistas. Hoje vamos falar dos ciclistas cariocas. No Rio de Janeiro a situação não é muito diferente da de São Paulo. Temos a maior rede de ciclovias do Brasil, mas para compensar os ciclistas cariocas sofrem com a total falta de respeito dos motoristas e descaso do poder público.

Temos muitas ciclovias, mas a maioria concentrada da orla. Fora que é extremamente comum achar carros parados em cima da ciclovia. Terça-feira eu vi um ciclista batendo em um carro que parou na ciclovia do arpoador. Carro que alias estava seguindo o mal exemplo dado pelos órgãos públicos, já que foi nesta mesma ciclovia que o carro da lei seca que apreendeu a bicicleta elétrica parou.

A única vantagem que eu vejo no Rio é que os ciclistas cariocas estão bem organizados, lutam e se ajudam por condições melhores. Para o problema dos carros parados na ciclovia eles criaram um blog chamado "Sai da ciclovia" onde postam fotos (como a do lado) denunciando quem comete a irregularidade.

Além deste blog tem a ONG transporte ativo que faz um trabalho exemplar na luta pelos direitos dos ciclistas cariocas. No site deles é possível achar dois aplicativos que ajudam muito a vida dos ciclistas. Um foi inclusive premiado pela prefeitura do Rio que é o "Rio de Bicicleta" que reúne de forma simples diversas informações úteis para o ciclista carioca, como localização das ciclovias, bicicletários, vestiários com chuveiros (vocês sabiam que existe um na cinelândia?), pontos de aluguel, oficinas, entre outros.

O outro aplicativo é o código de transito brasileiro com os direitos e deveres (sim deveres) dos ciclistas. Este é um que eu acho que todo mundo que ir além das ciclovias na praia nos finais de semana e resolve pedalar entre os carros nas ruas da cidade deveria ler. Existem equipamentos e regras de segurança que muitas vezes não são seguidas pelo ciclista por desconhecimento.

Para ajudar este povo que quer se aventurar a pedalar pelo Rio, ir de bicicleta pro trabalho, mas ainda está um pouco inseguro tem o Bike Anjo, são ciclistas experientes e apaixonados pelo seu meio de transporte que ajudam pessoas que querem aprender a andar de bicicleta na cidade com mais segurança. Eles são um serviço gratuito e ajudam a definir as melhores rotas, dão dicas de segurança e ainda ensinam a fazer manutenção da sua bicicleta.

Incentivos para andar de bicicleta no Rio não faltam (olha a vista!), o que falta é investimento do governo em mais ciclovias (elas ainda ficam concentradas na orla) e muito mais respeito dos motoristas de carros. Mas acredito que estamos caminhando na direção certa. Cada vez mais vejo pessoas usando a bicicleta como meio de transporte. Espero que o uso da bike continue aumentando, pois é um meio de transporte limpo e muito eficiente para pequenas distancias.

3 comentários:

  1. Muito boa a matéria. Sou ciclista e confirmo os dados acima.

    ResponderExcluir
  2. Bom nem sabia deste seu novo blog ! Gostei muito !
    Como motorista respeito ciclistas e motociclistas mas nem sempre isto é recíproco ! Muitos ciclistas arriscam sua vida andando no meio dos carros. Já passei por vários na Avenida Brasil !!!! Tia Li

    ResponderExcluir
  3. A av. Brasil é um dos lugares do Rio que devia ter uma ciclovia. Espaço para isso é o que não falta.

    ResponderExcluir